
Workflow: Conhecendo e aprendendo
18 de novembro de 2016
Advogado busque sua própria vaga
4 de dezembro de 2016Saiba quais são as melhores opções de programas do mercado e qual se encaixa mais com as necessidades da sua empresa.
Você certamente sabe que o workflow tem categorias, se não sabe, leia essa matéria sobre tipos de workflow e nós lhe falaremos sobre. Leu? Ótimo, agora que você já sabe sobre as diferenças de workflow, é importante aprender também sobre a diferença entre os aplicativos que oferecem essa gestão no mercado. Confira a lista abaixo e veja o melhor para sua empresa:
Gantter – Antes de mais nada, este é um aplicativo gratuito. Em qualquer site no gênero do Baixaki, o download do programa pode ser feito. Com um sistema e uma interface semelhantes ao seu concorrente, o MS Project, o aplicativo é totalmente funcional e ainda tem integração com o Google Docs. Uma ótima opção para quem ainda não pode desembolsar algo maior que nada para investir em um aplicativo de gestão de projetos.
Ganttify – Integrando seus serviços com o Trello, Basecamp e Google Calendar, o Ganttity também é gratuito. No site da empresa há um aviso de que eventualmente eles cobrarão 100 dólares ao ano para o uso do programa, porém, por enquanto continua sendo grátis. Também seguro, a equipe Ganttify garante que seus dados não ficam armazenados nos servidores do site. Essa garantia é dada, porque com o Ganttify você não precisa ter conta, basta acessar uma das três plataformas com as quais ele se integra e então o programa recolherá dados para montar uma planilha de planejamento. No caso da integração com o Trello, por exemplo, o site fica autorizado a ler quadros e times, criar e atualizar cartões, listas, quadros e times, além de fazer comentários. Após a confecção da planilha, o usuário tanto pode ter um link permanente oferecido pelo site para salvar seu cronograma, quanto pode salvar por imagem ou também por PDF.
Instagantt – Também gratuito, o Instagantt pode ser trabalhado juntamente a Asana. Com uma interface simples e eficiente, o programa conta com ajustes de cores, por exemplo, para que os participantes do projeto não se percam. Podendo acrescentar sub tarefas, o programa fica com um ar ainda mais organizado. Para acompanhar essa listagem de sub tarefas, o programa também oferece uma barrinha de porcentagem ao fim da linha. A tarefa “redigir a matéria” tem três sub tarefas, apurar, escrever e revisar. Ao apurar a matéria, na linha da sub tarefa “apuração”, irá aparecer uma barrinha preenchida em 100% enquanto na linha da tarefa “redigir a matéria” irá aparecer uma barrinha com um terço preenchido, algo em torno de 33,3%. A funcionalidade serve para regular o quanto já foi feito e o quanto precisa ser feito dentro de uma dada função.
MS Project – O aplicativo é bom, algo que prova isso é o fato do mesmo ter sido copiado por adversários no mercado. Sendo funcional, o MS Project ajuda bastante seus usuários, ficando para trás apenas nas vendas, pois em meio a diversos aplicativos gratuitos, ele tem faixas de R$2.999,00 à R$4.999,00 para a compra de licença (valores de 11/2016). Os valores se tornam mais exacerbados se comparamos as funcionalidades do programa a de sua marca.
Tasker 5 – Com diferentes tipos de workflow podendo ser gerenciados, desde o ad-hoc até a orientação total. Outro ponto positivo, o aplicativo é totalmente configurável para se adequar aos seus projetos. Com diferentes formas de cobrança, o Tasker oferece opções com uma leve taxa que pode ser consultada no site, pois para que haja o cálculo, o modelo de licenciamento, a quantidade de módulos e o número total de usuários nominados, deve ser consultado. Dentro do site há ainda uma opção para download da apresentação do programa.
Open Proj – Fácil de manusear, o Open Proj é outro software que você encontra em sites como Baixaki. Gratuito, ele também usa diagramas de Gantt. Como alternativa para preços elevados, o programa tem uma semelhança na quantidade de recursos quando comparado a programas pagos. É oferecida também uma extensão mobile ao programa, um diferencial, pois quase nenhuma marca de software de gerenciamento de projeto tem algo assim.
Project Planner – PE – Também gratuito, o Project Planner permite que todos os envolvidos no projeto façam alterações online. O programa se oferece, como qualquer outro da categoria, para administrar, acompanhar e planejar seus projetos. Tal função é prometida e cumprida, pois ele executa trabalhos complexos ou simples ou até pequenos ou grandes, permitindo que a produtividade seja aumentada ajudando administradores e focar em mais projetos.
Após essas dicas, esperamos que seu posicionamento esteja mais esclarecido. Se ainda estiver difícil escolher, organize suas prioridades de acordo com suas necessidades. Veja o que é mais importante no momento para seu escritório ou para você próprio, funcionalidade, retorno ou custo.
Conheça o que o nosso Software Jurídico pode fazer por você, acesse o DataVenia.