
Advogado, aprenda sua segunda língua
5 de janeiro de 2017
CRM: Principais características para uso em escritórios de advocacia
5 de janeiro de 2017Muitos advogados têm que, em algum momento da sua carreira, falar para uma audiência repleta de desconhecidos. Veja como fazer isso com calma.
Problemas de fala em público são comuns, pode ser algo ligado a multidões ou talvez até mesmo algo ligado a um nervosismo exacerbado. O recomendável em alguns casos é a consulta a um psicólogo, porém nem sempre, em uma rotina tão apertada temos tempo para ir a um consultório. Para isso reunimos dicas para lhe ajudar a realizar essa façanha. Acompanhe essa lista e nos diga nos comentários se os métodos funcionaram contigo.
Pré-acontecimento:
– Se prepare para discursar perante seu público. Você deve mostrar domínio do conteúdo apresentado, logo, tenha sempre um algo a mais para falar, não se prepare para ir apenas até o tempo estabelecido em uma apresentação.
-Treine em frente a um espelho, a uma câmera de vídeo ou a um grupo de amigos ou familiares. O mais recomendável é a última opção, pois as pessoas lhe ofereceriam críticas para contribuir na sua melhora. Com o uso da câmera, existem mais chances da apresentação se tornar automatizada na altura em que você se observar apresentando algo, pois você vai assumir aquela postura sempre e não fará diferente.
– Se planeje a partir do seu público. Saiba a idade, a capacidade de entendimento, o quanto eles conhecem sobre o assunto e o quanto estão dispostos a entender. Não empurre nada além disso, senão sua plateia pode sentir uma saturação.
– Se conheça e se programe para falar na frente de todos. A autoconfiança é uma peça importante nessa caminhada.
Acontecimento:
– Seja natural. Não se projete para ser um personagem em meio a todo o conteúdo apresentado. Seja você mesmo passando as informações e não alguém que busca a aprovação dos espectadores. Isso pode lhe tirar crédito e te tornar um ser não tão confiável para quem está assistindo. Não deixe que eles duvidem de você, apenas seja natura com as palavras.
– Use um roteiro para poder se guiar durante a apresentação. Existem pessoas que de fato sabem falar fluentemente em público sem travar, porém em certos casos, apenas o esquecimento de uma palavra ou algo assim pode fazer com que você se perca e não consiga seguir. Obviamente o tamanho do roteiro varia de acordo com o tamanho da apresentação, podendo ser desde uma folha A4, até um cartão com palavras-chave.
– Cuidado com as palavras. Errar é humano, porém dizer “menas” é… Não é tão humano assim. Faça uma revisão mental antes de falar.
– Mostre sua trajetória na apresentação, fale o que será exposto no início, onde isso levará e como terminará. Após isso, basta desenvolver. Isso servirá para que a plateia te acompanhe sem esforços, pois terá noção de onde você quer chegar.
– Saiba se portar perante as pessoas que o assistem. Não fique se apoiando em mesas, não fique se apoiando em uma perna e nem as mantenha muito fechadas ou muito abertas. Se for preferível, ande pelo espaço disponível, isso recobrará a atenção do público.
– Use o bom humor para que todos aceitem bem suas frases. Fale sorrindo e às vezes, caso seja o ambiente certo, brinque com alguém da plateia. Isso lhe fará ser simpático aos olhos de todos.
– Recursos audiovisuais são muito bem vindos, além de melhorar a memória das pessoas, lhe servirá para se reorganizar. Isso não quer dizer que você deve colar de um PowerPoint, porém quer dizer que é totalmente válido que você respire e estude as próximas falas, pois você já viu o vídeo e pode comentar com eles tranquilamente. Sem ser espalhafatoso, use cores contrastantes ou até mesmo gráficos coloridos.
– Fale com vontade. Fale como se aquela fosse o discurso da sua vida. Essa é apenas uma das formas de puxar a atenção do seu público.
Pós-acontecimento:
– Peça um feedback sobre a sua oratória e veja se alguém pode por fim, lhe julgar. Essa atitude mostra humildade e é necessária, seja com um ou com dez anos de formação. Com isso, você descobre seus erros ou vícios de gesticulação.
Através dessas 13 dicas, sua oratória pode melhorar significativamente. Lhe dano total credibilidade e moral frente a seus espectadores. Quer mais dicas? Acompanhe nosso site.