
Advogado, saiba mais sobre o Portal da Transparência da OAB/RJ
20 de janeiro de 2017
Tribunal Regional Federal (TRF-RJ) confirma concurso para março de 2017
20 de janeiro de 2017Todo advogado de sucesso teve um início na sua carreira jurídica. Por onde começar é que gera a dúvida em todos, porém aqui você lerá dicas que podem lhe ajudar na carreira.
Agora você acabou a faculdade e está no mercado de trabalho (assim como já estava no fim do seu ensino). Suas prioridades claramente mudaram e você tem foco total em conseguir clientes e mostrar resultados (que antes só valiam nota). Porém o que deve ser feito para que seu nome estabeleça no mercado? Acima de tudo, como entrar nesse meio? Aqui nós vamos passar cinco passos importantes para a iniciação da sua jornada nesse novo mundo.
1 – Auto divulgação (ou marketing jurídico)
Nenhum cliente vem do céu. Ninguém aparecerá na sua frente e dirá “você é advogado? Eu tenho uma causa e preciso que você me defenda”, normalmente é mais comum escutar “você é advogado? Que bom, eu tenho uma dúvida rapidinha”. Para evitar situações desse tipo, é bom que haja uma boa divulgação do seu trabalho. Isso pode ser feito de diversas formas. A primeira delas (e mais importante) é a criação de meios digitais para se comunicar com seu público. Páginas no facebook, contas no twitter, canais no youtube e espaços no Linkedin são sempre bem vindos. Após a criação de espaços desse tipo, cartões de visita (com os links para esses espaços, se possível) são altamente recomendáveis. Não economize em cartões, se divulgue e busque o seu cliente ao invés de esperar por ele. Após a divulgação, clientes aparecerão, o que nos leva a…
2 – Software jurídico
Existem os mais diversos softwares jurídicos e o jovem advogado deve escolher um para que haja organização e planejamento em relação a prazos e obrigações. O bom software jurídico é o que realiza consulta de andamento de processos de forma automatizada (principalmente se a consulta puder ser agendada) e destaca o processo que foi movimentado daqueles que estão parados. Backups automáticos e manuais também são ótimos em um software jurídico, pois nem sempre é garantido que seu computador funcionará e nesses casos, é importante que haja uma alternativa para a situação.
3 – Inovação na produção
Após ter uma auto divulgação e se organizar de uma forma funcional através de um software jurídico, o jovem advogado tem que mostrar porque ele foi a escolha de seu cliente e porque ele pode estar a frente de quem está há anos no mercado. Para isso, inovação é fundamental. Alternativas de soluções que sejam práticas, novas e capazes de dar um resultado funcional para o cliente, são fundamentais no processo.
4 – Atendimento de ponta
Para que o cliente se fidelize é importante que ele seja bem tratado. Existem diversos advogados no mercado, logo, é importante o destaque no atendimento para que seu escritório, seja em casa ou em uma área comercial, não seja visto como “apenas mais um”. Aqueles que inovam seus métodos e atendem seus clientes com dedicação e atenção estão um passo a frente da concorrência.
5 – Busque experiência
Você está no início da sua carreira, observe pessoas que estão há mais tempo nesse mercado, professores, outros advogados. Não observar e ignorar as atitudes de outros advogados é não expandir o conhecimento a reveses que podem aparecer na sua jornada.
Nós da SNAP Informática nos preocupamos com a sua carreira, por isso lhe oferecemos o melhor em software jurídico. Para conhecer um pouco sobre o DataVenia, clique aqui e veja tudo que a nossa tecnologia pode fazer por você, desde a organização de seus clientes até o download de instâncias e autos de processos eletrônicos.