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Rio de Janeiro 21 3232-4650

Sistema Jurídico para controle e consulta processual para escritórios e departamentos jurídicos.

Hoje, vários tribunais publicam na Internet os andamentos de processos. Apesar de não ser mais necessário enfrentar as filas nos tribunais, consultar um a um os processos pode demandar bastante tempo, principalmente para advogados que tem muitos processos a controlar.

DataVenia é um sistema jurídico que faz consulta e o controle de andamentos de processos para o advogado, substituindo as planilhas para controle de processos judiciais. O DataVenia consulta os andamentos de processos em todos os tribunais conectados à Internet. Você terá em seu computador suas informações jurídicas sempre atualizadas no melhor gerenciador para controle de processos jurídicos do mercado brasileiro.

Para utilizar o software jurídico DataVenia você só precisa de um acesso à Internet e de armazenar no software os códigos dos processos de seu interesse. Uma única vez! Daí em diante, ao seu comando, o sistema do DataVenia se comunicará com os tribunais e transferirá, de maneira ágil, as tramitações dos processos para seu computador, enquanto você se ocupa com outras tarefas.

DataVenia
DataVenia
DataVenia

Facilidades do Software Jurídico

  • Agenda de audiências automática;
  • Associação de documentos ao processo;
  • Busca avançada: Nome das partes, número do processo, nome dos advogados, por alterações nas tramitações processuais, por data do último andamento, por processos parados, por anotações nos processos, por textos nos andamentos com filtros por datas;
  • Cadastro de Clientes;
  • Cadastro pelo número do processo;
  • Captura automatizada de andamentos processuais em todos os tribunais do país;
  • Destaca os processos que tiveram andamento;
  • Relaciona os processos parados;
  • Relatórios variados e dinâmicos.

Novidades

A nova versão do DataVenia, além do aclamado sistema de acompanhamento automatizado de andamentos processuais, vem com um design flat, agenda de compromisso para os próximos dias atualizada e aperfeiçoada, novo sistema de busca, relatórios personalizados foram melhorados e principalmente seu sistema de consulta ficou mais rápido e preciso. Além disso podemos destacar:

  • Atualização do localizador de processos;
  • Destaque dos próximos compromissos na tela inicial;
  • Integração com a Agenda do GMAIL ou MS Outlook.
  • Novo Sistema de Documentos Associados a processos;
  • Novos Filtros para geração de relatórios;
  • Serviço gerador de boletos online aperfeiçoado, que permite a geração da 2ª via de seus boletos;

Módulo Push para DataVenia

Push DataVenia atualiza seus processos cadastrados de forma rápida no software jurídico sem a necessidade de digitar os códigos de imagens exigidas por alguns tribunais. 

Tribunal suportado pelo Push para DataVenia

  • TRTRJ – TRT do Rio de Janeiro (1ª Região)

Caso você já possua o DataVenia, clique a seguir para fazer o download do Push:
DOWNLOAD PUSH PARA DATAVENIA

Tribunais e Órgãos suportados pelo DataVenia

O software jurídico DataVenia tem abrangência em todo o território nacional, capitais e órgãos especiais. Confira a seguir a lista completa e aproveite e teste por 15 dias gratuitamente para advogados e empresas do setor jurídico.

  • Anistia

    Conselho de Contribuintes

    Instituto Nacional da Propriedade Indústrial

    Previdência Social

  • Acre

    TJ Acre

    TRT Rondônia e Acre (14º Região)

    Justiça Federal

    TRF

  • Alagoas

    TJ Alagoas

    TRT Alagoas (19ª Região)

    Justiça Federal

    TRF

  • Amapá

    TJ Amapá

    TRT Pará e Amapá (8º Região)

    Justiça Federal

    TRF

  • Amazonas

    TJ Amazonas

    TRT Amazonas (11ª Região)

    Justiça Federal

    TRF

  • Bahia

    TJ Bahia

    TRT Bahia (5ª Região)

    Justiça Federal

    TRF

  • Ceará

    TJ Ceará

    TRT Ceará (7ª Região)

    Justiça Federal

    TRF

  • Distrito Federal

    TJ Distrito Federal e Territórios

    TRT Brasília (10ª Região)

    TRF DF e Territórios (1ª Região)

    TRF DF

  • Espírito Santo

    TJ Espírito Santo

    TRT Espírito Santo(17ª Região)

    Justiça Federal

    TRF

  • Goiás

    TJ Goiás

    TRT Goiás (18ª Região)

    Justiça Federal

    TRF

  • Maranhão

    TJ Maranhão

    TRT Maranhão (16ª Região)

    Justiça Federal

    TRF

  • Mato Grosso

    TJ Mato Grosso

    TRT Cuiabá/MT (23ª Região)

    Justiça Federal

    TRF

  • Mato Grosso do Sul

    TJ Mato Grosso do Sul

    TRT Campo Grande/MS (24ª Região)

    Justiça Federal

    TRF

  • Minas Gerais

    TRT Minas Gerais (3ª Região)

    Justiça Federal

    TRF

    Tribunal de Contas de Minas Gerais

  • Pará

    TJ Pará

    TRT Pará e Amapá (8º Região)

    Justiça Federal

    TRF

  • Paraíba

    TJ Paraíba

    TRT Paraíba (13ª Região)

    Justiça Federal

    TRF

  • Paraná

    TJ Paraná

    TRT Paraná (9ª Região)

    Justiça Federal

    TRF

  • Pernambuco

    TJ Pernambuco

    TRT Pernambuco (6ª Região)

    Justiça Federal

    TRF

  • Piauí

    TJ Piauí

    TRT Piauí (22ª Região)

    Justiça Federal

    TRF

  • Rio de Janeiro

    TJ Rio de Janeiro

    TRT Rio de Janeiro (1ª Região)

    Justiça Federal

    TRF

  • Rio de Janeiro (outros)

    Tribunal de Contas do Rio de Janeiro

    Governo do Estado do RJ

    Prefeitura do Rio de Janeiro

    Procuradoria da República RJ

  • Rio Grande do Norte

    TJ Rio Grande do Norte

    TRT Rio Grande do Norte (21ª Região)

    Justiça Federal

    TRF

  • Rio Grande do Sul

    TJ Rio Grande do Sul

    TRT Rio Grande do Sul (4ª Região)

    Justiça Federal

    TRF

  • Rondônia

    TJ Rondônia

    TRT Rondônia e Acre (14º Região)

    Justiça Federal

    TRF

  • Roraima

    TJ Roraima

    TRT Roraima (11ª Região)

    Justiça Federal

    TRF

  • Santa Catarina

    TJ Santa Catarina

    TRT Santa Catarina (12ª Região)

    Justiça Federal

    TRF

  • São Paulo

    TJ São Paulo

    TRT São Paulo (2ª Região)

    Justiça Federal

    TRF

  • São Paulo (outros)

    Tribunal de Contas do Estado de São Paulo

    Tribunal de Alçada de São Paulo

    Prefeitura de São Paulo

  • Sergipe

    TJ Sergipe

    TRT Aracaju/SE (20ª Região)

    Justiça Federal

    TRF

  • Superiores

    STF - Supremo Tribunal Federal

    STJ - Superior Tribunal de Justiça

    TSE - Tribunal Superior Eleitoral

    TST - Tribunal Superior do Trabalho

  • Tocantins

    TJ Tocantins

    TRT Tocantins (10ª Região)

    Justiça Federal

    TRF

Perguntas Frequentes

Abaixo uma seleção das perguntas e dúvidas comuns dos usuários do DataVenia.

Cadastrei um processo, mas ele não aparece na minha árvore de processos.

Uma das situações abaixo pode ter ocorrido:

1. O seu DataVenia está configurado para apresentar apenas os processos que possuem andamentos a partir de uma determinada data. Altere o modo de visualização para poder ver todos os processos.
2. A pasta e/ou o tribunal do processo não estão com suas ramificações abertas. Caso haja um sinal "+" ao lado destes pressione-o para expandir a ramificação.

Quando peço um relatório ele é apresentado sem alguns dados.

Você informa o cabeçalho, o rodapé e quais os campos que deseja no relatório através da aba Relatório na janela de Opções que pode ser acessada na janela apresentada para a seleção de tribunais e pastas a serem utilizados no relatório.

Gostaria de mudar o jeito e as informações do meu relatório.

Nas abas Relatório e Papel da janela Opções você personaliza os dados do seu relatório e formato de impressão(tamanho do papel, margens, tipo de letra etc).

Toda vez que finalizo o programa ele me pede para fazer uma cópia de segurança.

Na aba Geral da janela de Opções você personaliza o seu DataVenia e uma das opções existentes é de quando será feita uma cópia de segurança de seus dados e se esta operação será automática ou solicitará a confirmação prévia do usuário.
O acesso a esta janela pode ser feito através da escolha do item Opções no menu Exibir. 

Preciso localizar um processo específico na árvore de processos do DataVenia.

Você pode procurar por processos que atendam a determinados critérios através da ferramenta de localização de processos que está disponível através do item Localizar Processo no menu Editar. Através desta ferramenta você localiza o primeiro processo na árvore que satisfaça a condição que você informou. Para localizar um próximo processo que satisfaça tal condição basta pressionar a tecla F3.

Quero procurar os processos do meu cliente João mas não sei se o nome dele no processo está com ou sem acento.

A ferramenta de localização de processos do DataVenia não leva em consideração acentos, maiúsculas ou minúsculas na hora da pesquisa, portanto, não importa se o nome foi informado com ou sem acento, os dois casos atenderão a pesquisa. 

Nem todos os processos de uma pasta são consultados quando eu peço.

Os processos do conjunto pastas/tribunais selecionado não são consultados se:
Foram suspensos pelo usuário;
Possuem data de próxima consulta informada e posterior a data atual;
Foram consultados em prazo anterior ao informado na janela de consulta: 7, 15 ou 30 dias. 

Como descubro que um novo tribunal está disponível para consulta?

Sempre que for solicitada uma consulta aos processos é feita uma checagem junto à SNAP para verificar se houve alguma alteração nos tribunais já existentes ou a inclusão de um novo tribunal no sistema. Em ambos os casos a atualização é feita automaticamente mantendo-o sempre atualizado.
No caso de um novo tribunal é enviado também um e-mail comunicando o fato a todos os usuários do DataVenia.

Minha conexão com a Internet não é desfeita ao fim da consulta aos tribunais.

Na aba Geral da janela de Opções você personaliza o seu DataVenia e uma das opções existentes é de quando será feita uma cópia de segurança de seus dados e se esta operação será automática ou solicitará a confirmação prévia do usuário.
O acesso a esta janela pode ser feito através da escolha do ítem Opções no menu Exibir. 

Apesar de ter mais de 4 processos para consultar o DataVenia não utiliza as suas quatro consultas simultâneas.

A fim de não atrapalhar o funcionamento dos tribunais o DataVenia limita o número de consultas simultâneas a um mesmo tribunal de acordo com o movimento que o tribunal está tendo no momento.

Meu programa trava quando seleciono um processo ou solicito a consulta.

É possível que os dados do DataVenia estejam corrompidos. Isto pode acontecer caso haja queda de luz durante a consulta ou algum algum outro programa modifique os dados dos processos, o VirusScan pode fazer isto em algumas situações.
Para tentar corrigir os problemas que possam existir na base de dados do DataVenia é necessário selecionar a opção Reorganização do banco de dados no menu superiorArquivo do DataVenia.
Aconselha-se também fazer uma cópia de segurança dos dados frequentemente através da opção própria do DataVenia. Isto previne quanto a perda de dados caso haja algum problema no seu micro (como vírus por exemplo).

Manual Online

Introdução

O DataVenia é um software jurídico que faz esse acompanhamento de uma maneira prática e rápida. O DataVenia consulta os andamentos de processos em praticamente todos os tribunais conectados à Internet. Você terá em seu computador essas informações sempre atualizadas.

Para utilizar o DataVenia você só precisa de um acesso à Internet e de armazenar no programa os códigos dos processos de seu interesse. Uma única vez! Daí em diante, ao seu comando, o DataVenia sozinho se comunicará com os tribunais e transferirá, de maneira ágil, as tramitações dos processos para seu computador, enquanto você se ocupa com outras tarefas.


Facilidades do DataVenia


Acompanhamento automatizado de processos via Internet:

  • Destaca os processos que tiveram andamento;
  • Relaciona os processos parados;
  • Cadastro de Clientes;
  • Captura automatizada de andamentos processuais em todos os tribunais do país;
  • Cadastro pelo número do processo;
  • Busca avançada: Nome das partes, número do processo, nome dos advogados, por alterações nas tramitações processuais, por data do último andamento, por processos parados, por anotações nos processos, por textos nos andamentos com filtros por datas;
  • Agenda de audiências automática;
  • Associação de documentos ao processo;
  • Relatórios variados e dinâmicos.

 

Novidades


Atualizações da última versão:

A nova versão do DataVenia, além do aclamado sistema de acompanhamento automatizado de andamentos processuais, vem com um design flat, agenda de compromisso para os próximos dias atualizada e aperfeiçoada, novo sistema de busca, relatórios personalizados foram melhorados e principalmente seu sistema de consulta ficou mais rápido e preciso. Além disso podemos destacar:

  • Destaque dos próximos compromissos na tela inicial;
  • Novo Sistema de Documentos Associados a processos;
  • Atualização do localizador de processos;
  • Novos Filtros para geração de relatórios;
  • Serviço gerador de boletos online aperfeiçoado, que permite a geração online de seus boletos;
  • Integração com a Agenda do GMAIL ou MS Outlook.

 

Configurações Mínimas


Requisitos mínimos necessários para o correto funcionamento do programa:

  • Processador Intel 1.6GHz ou superior;
  • 2 Gb de memória RAM ou superior;
  • Sistema Operacional Windows XP/VISTA/7/8/8.1/10;
  • 200 Mb de espaço livre em disco (HD);
  • Resolução mínima de tela: 1024x768px (relativo a um monitor de 15 polegadas);
  • Resolução recomendada: 1280x800px;
  • Acesso à Internet (para uso e instalação);
  • Assinatura do sistema junto à SNAP Informática.

Contrato de Licença de Uso e Garantia Limitada

Clique aqui e veja o Contrato de Licença de Uso e Garantia Limitada.

Registrando Usuário

1º Passo: Na tela abaixo, clicar em <spam style="background-color: #eee; padding: 4px;border-radius: 5px;font-weight: bold;">Criar Novo Cadastro:</spam>

2º Passo: Preencher o cadastro a seguir. Com isso, você receberá por e-mail um código de usuário e senha.

3º Passo: Preencher a tela abaixo, com o nome de usuário/senha recebidos por e-mail.

Para alterar usuário:

1. MENU ARQUIVO – ALTERAR USUÁRIO;
2. Digite nome do novo usuário e senha;
3. Redigite a senha;
4. Clicar no botão Ok

 

Primeiros Passos

Usar o DataVenia é muito fácil. Para começar siga esses três passos:

1º Passo: Crie uma pasta para organizar seus processos. datavenia-pasta

2º Passo: Cadastre um processo, selecione a pasta criada no 1º Passo, o tribunal e o número. datavenia-processo

3º Passo: Atualize o andamento do processo, selecionando sua pasta e o seu tribunal. datavenia-atualizacao

Janela Principal

A janela principal do DataVenia está divida em duas partes:

  • árvore de processos por pastas (do lado esquerdo);
  • dados do processo (lado direito).

Na tela inicial ou tela de abertura do DataVenia, é apresentado a Agenda de Compromisso para os próximos dias.

Barra de Ferramentas

Permite um acesso rápido e prático a algumas funções executadas pelo DataVenia. Abaixo são apresentados os botões que a compõe e as funções que são executadas quando eles são pressionados.

 

  • Exibe a tela início: Mostra a tela inicial do DataVenia, com a Agenda de Compromissos;
  • Nova Pasta: Permite que você crie uma nova pasta para guardar os processos;
  • Novo Processo: Pressione para cadastrar um novo processo no sistema;
  • Localizar: Procura processos de acordo com os critérios de busca selecionados;
  • Agenda de compromissos: Exibe as audiências capturadas automaticamente dos processos cujo tribunal tem esse recurso e permite cadastrar outros prazos processuais;
  • Cadastro de clientes: Tem como finalidade armazenar os dados pessoais dos clientes com endereço, telefone, etc;
  • Processos por cliente: Abre a janela de associação de processos aos clientes cadastrados;
  • Consulta de Processos: Pressione para apresentar a janela de seleção dos processos a consultar, ou mesmo Agendar uma Consulta;
  • Relatório de processos: Apresenta a janela de preparação do relatório;
  • Imprime processos: Permite que você imprima os dados do processo atualmente selecionado de forma rápida e eficiente;
  • Cópia de Segurança: Inicia o processo de criação de uma cópia de segurança dos seus dados, de forma a protegê-lo de eventuais problemas com o seu computador.
  • Recupera dados: Permite que você recupere os dados guardados em uma cópia de segurança realizada anteriormente, retornando os seus dados a situação do momento em que a cópia foi realizada;
  • Manual do Usuário: Abre o conteúdo da ajuda do sistema;
  • Serviços do Assinante: Exibe informações de cobrança, possibilidade de impressão de boleto e acesso ao suporte On-line da SNAP.

Opções do sistema

Exibe opções de personalização e configuração do sistema, bem como as opções abaixo:

Para acessar:
  • 1. EXIBIR – OPÇÕES OU CTRL + F5;
  • 2. Aba Geral;

3.1 Geral

 

  • Registro de Ocorrência: exibe os processos com erro de consulta na janela principal;
  • Tempo Máximo de espera: Informa o intervalo de tempo (em segundos) que o programa aguardará por novas informações do tribunal antes de abandonar a pesquisa do processo;
  • Servidor Proxy: Configura os dados de acesso ao servidor proxy. Esta opção pode ser utilizada por administradores de rede para configuração de acesso a internet pelo programa.

 

3.2 Relatório de Processos

 

Cabeçalho, Rodapé, campos que serão impressos, ordem dos processos e em que situação haverá mudança de página, ou seja, as configurações do relatório, quando for elaborado um relatório dos processos.

 

3.3 Relatório de Clientes

 

Cabeçalho, Rodapé, e dados que serão impressos de cada cliente, ou seja, as configurações do relatório, quando for elaborado um relatório de clientes.

 

3.4 Papel

  •  Formato do papel (A4, Carta, Ofício, Personalizado);
  • Tamanho do papel a ser utilizado na impressão;
  • Origem do papel (bandeja da impressora a ser utilizada);
  • Forma de impressão: Retrato (em pé) ou Paisagem (deitado);
  • Fonte (tipo e tamanho de letra) a ser utilizada no relatório;
  • Tamanho das margens do papel.

 

Propriedades

Exibe um resumo por quantidade com a quantidade de processos por pasta com o total de processos cadastrados sendo exibido ao final. Para imprimir o resumo apresentado basta pressionar o botão Imprime.

Para copiar os dados do processo para outro programa, como o Microsoft Word, por exemplo, você deve selecionar o trecho desejado e pressionar Copia. Será feita uma cópia das informações na Área de transferência do Microsoft Windows, de onde o outro programa deverá copiá-los.

 

Cadastrando uma pasta

O que são Pastas?
As pastas são uma forma de facilitar a organização dos processos.
Recomenda-se a criação de pastas por área (Cível, Trabalhista, etc.) ou por clientes no caso do cliente ter mais de um processo cadastrado de modo a facilitar a geração de relatórios.

Para criar Nova Pasta:
  • 1. Clicar no botão Nova Pasta na Barra de Ferramentas;
  • 2. Digitar o nome da pasta e clicar no botão Ok ;

 

Excluindo uma Pasta

Você pode remover do cadastro uma pasta com todos os processos, de todos os tribunais/órgãos, que ela contém. Para isto basta selecionar a pasta que deseja excluir e efetuar uma das operações abaixo:

Neste momento será solicitada a confirmação desta operação e, uma vez confirmada a remoção, esta pasta será retirada do seu cadastro juntamente com todos os seus processos e compromissos associados.

Renomeando uma Pasta

Cadastrando Processos

Para cadastrar processos, siga os passos abaixo:
  • 1. Clique no botão Novo Processo na barra de Ferramentas;
  • 2. Preencha os campos Pasta e escolha o órgão do processo;
  • 3. Escolha o tipo de consulta (número CNJ, Pro Judi, etc.);
  • 4. Digite o número do Processo e clique no botão Ok;

Alterando Processos

Você pode alterar, em um processo, a data e hora da próxima audiência, a data mínima da
próxima consulta deste processo junto ao tribunal ou órgão, se sua consulta está suspensa ou
ativa e a data de início de cobrança de um processo.

O acesso à janela de alteração de processos é feito, após selecionar-se o processo desejado na árvore de processos, de uma das seguintes formas:

  • Pelo menu Editar, selecionando a opção Alterar Processo;
  • Através do submenu, que aparece quando se pressiona o botão direito do mouse sobre o processo na Árvore de Dados, escolhendo Alterar.

Aparecerá, então, a janela abaixo que permite efetuar as alterações desejadas nos processos
desta pasta e tribunal/órgão.

As informações que podem ser alteradas nesta tela são:

  • Data e hora da próxima audiência;
  • Data mínima para a próxima consulta;
  • Data do início de cobrança do processo;
  • Se o processo está com sua consulta suspensa ou não.

Após efetuar as alterações desejadas nos processos pressione o botão Retorna para voltar à janela principal do sistema. Qualquer alteração que não tenha sido cancelada será efetivada.

Os botões com as setas, exibidos na parte inferior da janela permitem ir para o primeiro processo da lista, o processo anterior, o próximo e o último processo enquanto os outros dois servem para confirmar uma alteração e para cancelar uma eventual alteração errônea.

Obs.:
1. É possível alterar, também o número do processo. Isto, porém, irá eliminar todos os dados já consultados do processo anterior. Com este procedimento, na prática, podemos excluir um
processo e incluir outro.
2. Se o campo “Próxima” for preenchido com uma data, a consulta desse processo junto ao tribunal/órgão correspondente ficará automaticamente suspensa até essa data.
3. A alteração da data da próxima audiência não terá influência sobre a Agenda de Compromissos.

Removendo Processos

Localizar Processos

O comando Localizar tem como finalidade buscar informações na base de dados de processos de acordo com os critérios escolhidos.

Para usar o comando Localizar:
  • 1. Clique no botão Localizar ou CTRL + L ;
  • 2. Escolher o criterio de busca;
  • 3. Digitar o texto que desejar pesquisar;
  • 4. Clicar no botão Procura;

As opções de localização podem conter partes das seguintes opções:

  • Número do processo: Localiza os processos com código informado;
  • Nome dos advogados: Localiza os processos que contenham, no nome de um dos advogados, o texto informado;
  • Texto nos andamentos: Localiza os processos que contenham, em um de seus andamentos, o texto informado. Permite a opção de seleção por período, caso a mesma seja selecionada;
  • Modificação não vista: Seleciona todos os processos que possuem alguma modificação ainda não vista pelo usuário;
  • Anotação: Localiza os processos que contenham, em qualquer parte de suas anotações, o texto informado;
  • Sem modificação: Localiza os processos que não sofreram movimentação desde uma determinada data;
  • Data último andamento: Seleciona todos os processos que possuem pelo menos um andamento a partir da data informada;
  • Converter para processos CNJ: Procura por processos que não fizeram a conversão para o padrão do CNJ.

Atenção: Caso a janela principal seja selecionada, a janela de pesquisa ficará oculta, bastando entrar novamente na opção de pesquisa e os processos selecionados anteriormente continuarão a ser apresentados.
Para iniciar nova pesquisa basta escolher o critério desejado e pressionar o botão Procura. A pesquisa anterior será apagada e a nova pesquisa será iniciada. 

Dica: A pesquisa não faz distinção entre maiúsculas e minúsculas, bem como entre textos acentuados ou não. Portanto, se, por exemplo, você informar acordao em uma pesquisa por texto nos andamentos, os processos que tiverem os textos ACORDAO, ACÓRDÃO, acordao ou acórdão, serão selecionados.

Localizar Texto em um Processo

Para encontrar um Texto em um Processo basta acessar o menu Editar e depois clicar em Localizar Texto ou usar o atalho de teclado Ctrl + F

 

Dica: Para procurar o mesmo termo várias vezes você pode selecionar no texto a palavra desejada, como por exemplo, o termo DESPACHO e ir pressionando o atalho Ctrl + F e o botão Ok, para ir encontrando novas ocorrências.

Anotações em Processos

O recurso de anotações tem como finalidade registrar informações no corpo do processo. Vale ressaltar que as informações registradas podem ser usadas como termo de busca. Veja a sessão Localizar.

Para criar/editar anotações:
  • 1. EDITAR – ANOTAÇÕES ou CTRL + A ;
  • 2. digite o texto desejado: Ex. 16/12/2011 – Advogado despachou com Juiz;
  • 3. clique no botão Ok;

As anotações ficam localizadas abaixo do primeiro andamento e
podem ser visualizadas clicando no ícone: 

 

 

Vinculando Processos

O DataVenia permite que você estabeleça vínculos entre processos, por exemplo: você pode vincular um processo em primeira instância no TRT com o seu recurso no tribunal e este último com o seu recurso no TST.

Para vincular um processo você deve selecioná-lo na árvore de processos e, pressionando o botão direito do mouse sobre os dados do processo ou através do menu Vínculos, selecionar Vincular Processo Originário ou Vincular Processo Derivado. Novamente na árvore de processos, selecione então o processo com o qual você deseja estabelecer o vínculo.

Os vínculos que um processo por ventura tenha serão representados por setas apresentadas juntamente com os dados do processo. Pressionando o botão do mouse sobre a seta para a esquerda você é transferido para o processo originário. A mesma atitude deve ser tomada com relação ao botão para a direita, caso você deseje visualizar o processo derivado do atual.

Obs.: Estabelecer vínculos entre os processos, além da facilidade de visualizar rapidamente processos relacionados, permite que você controle quantos processos originalmente possui através da tela de propriedades do DataVenia . No exemplo anteriormente mencionado apenas um processo é considerado como originário, sendo os outros derivados.

Imprimindo Processos

O DataVenia permite que você imprima todos os dados de um único processo, basta seguir os passos abaixo:
  • 1. Pressionando o botão de Imprimir na Barra de Ferramentas;
  • 2. Escolha as opções de impressão e clique no botão Ok;

Para Gerar Relatórios, veja o tópico Gerando Relatórios.

 

Exportando o Processo Atual para outro Software

Muitas vezes podemos fazer edições específicas nos processos ou mesmo usar a tela das tramitações para uma apresentação de slides. Para isso temos alguns métodos como descritos abaixo:

  • Para usar o texto da tramitação em um editor de textos, como por exemplo o Microsoft Word ou mesmo o seu e-mail, basta selecionar o texto do Processo ou pressionar o atalho de teclado Ctrl + T, e depois Copiar, através do botão direito Copiar ou o atalho Ctrl + C.
  • Para uso em apresentações de slides, programas como o Microsoft Power Point, basta pressionar o botão Print Screen (PrtScn) no teclado e depois ir no programa de destino e teclar Ctrl + C, para imediatamente a imagem ser colada.

Associação de documentos a um Processo

O DataVenia permite que documentos criados com outras ferramentas (como o Microsoft Word, por exemplo) possam ser acessados diretamente a partir da árvore de processos. Isto permite um controle centralizado sobre as informações de cada processo, consultadas nos tribunais ou órgãos e cadastradas pelo advogado.


Petições feitas no Word, planilhas de custos no Excel, provas armazenadas como arquivos gráficos e outros documentos podem ser acessados ou até mesmo criados enquanto se está analisando o processo no DataVenia. 

Para se associar um documento a um processo, selecione na árvore de processos o número do processo a ser visto o documento associado e no menu Editar, escolha a opção Documentos Associados ou clique no processo com o botão direito do mouse e selecione a opção Documentos Associados. Aparecerá, então, a janela abaixo que permite localizar o documento no campo Examinar.

De padrão o campo Examinar abre a pasta com o número do Processo em C:\SNAP\DataVenia\Docs.
Após selecionar o documento, pressione o botão Abrir.

 

Movendo Processo entre Pastas

Para mover um processo de pasta, basta seguir os passos abaixo:
  • 1. Com o processo selecionado, botão direito do mouse – Mover;
  • 2. Clicar na pasta destino;
  • 3. Clicar no botão Ok;

Inserindo Compromissos

A Agenda de compromissos exibe as audiências capturadas automaticamente dos processos cujo tribunal tem esse recurso e permite tanto cadastrar outros prazos processuais como “Leitura de sentença” (compromissos vinculados a processos) quanto compromissos do advogado/escritório (compromissos sem vínculo com processos).

Para acessar a Agenda de Compromissos:
  • 1. Clique no botão Agenda da barra de ferramentas ou ARQUIVO – AGENDA;

 

Inserindo Compromissos sem vínculo

Para incluir compromissos sem vínculo com processos:

1. Clique no botão Agenda de Compromissos;

2. Clique no botão Novo e digite data, hora e descrição do compromisso;

3. Clicar no botão Ok;

Inserindo Compromissos com vínculo

Para incluir compromissos vinculados a processos:
  • 1. Selecione o processo que deseja cadastrar o compromisso;
  • 2. Do lado direito, clique com o botão direito do mouse – incluir compromisso;
  • 3.Digite data, hora e descrição do compromisso e clique no botão Ok ;

Alterando/editando e Removendo Compromissos

Para alterar / editar compromissos:
  • 1. Para alterar um compromisso basta selecioná-lo e pressionar o botão Altera;
  • 2. Na janela de alteração informe os novos dados e pressione Ok para confirmar ou Retorna para cancelar as alterações;
Para remover compromissos:
  • 1. Selecione o compromisso e pressione o botão Remove;
  • 2. Clique no botão Ok ;

Gerando Compromissos de Processos Diretamente

Ao visualizar os dados de um processo o usuário pode sentir necessidade de incluir um compromisso em sua agenda, vinculado ao processo em questão. ODataVenia permite esta inclusão de compromissos, bastando para isto pressionar o botão direito do mouse sobre os dados do processo (tramitação) e, no menu de opções que aparece, escolher a opção Incluir Compromisso.

Neste momento aparecerá a tela de inclusão de compromissos na qual devem ser informados os dados desejados. Vale ressaltar que os dados de Pasta, Tribunal e Processo já estão previamente preenchidos e não podem ser modificados.

Gerando Relatórios e/ou Imprimindo os Compromissos de sua Agenda

O DataVenia permite também a geração de um relatório com os compromissos cadastrados.

Para gerar Relatório de Compromissos:
  • 1. Com a agenda de compromissos aberta, clique no botão Relatório;
  • 2. Escolha o período, pasta e qual tribunal serão filtrados;
  • 3. Clique no botão Visualiza / Imprime;

Dica: Você pode usar o comando Imprimir para salvar sua agenda de compromissos no formato PDF, para isso basta clicar em Visualiza / Imprime e depois no botão Salvar.

 

Exportando a Agenda de Compromissos

Para exportar a Agenda de Compromisso basta clicar no botão Exporta que ele automaticamente salvará um arquivo chamado agendaDataVenia.ics na pasta de instalação do DataVenia, de padrão instalada em C:\SNAP\DataVenia.

O arquivo agendaDataVenia.ics é compatível com o Google Agenda (ou Google Calendar em Inglês) e o Microsoft Outlook. O arquivo é incompatível com o Microsoft Outlook Express.

O arquivo ICS (iCalendar) é compatível com diversos Softwares, tais como, Yahoo! Calendar, Appe iCal, IBM Lotus Notes, Mozilla Thunderbird dentre outros, mas o arquivo exportado pelo DataVenia tem características que não se adaptam com perfeição no processo de exportação e sua compatibilidade pode ser parcial ou nula.

Importando sua Agenda de Compromissos no Google Agenda (Calendar)

Para importar o arquivo agendaDataVenia.ics do DataVenia basta seguir os seguintes passos:

  • 1º Passo: Abra o Google Agenda (ou Calendar em Inglês) em seu navegador (Internet Explorer, Firefox, Chrome ou outro de sua preferencia);
  • 2º Passo: Vá em Opções, no canto superior direito e clique em Configurações do Google Agenda;
  • 3º Passo: Selecione a Aba Agendas e clique em Importar agenda;
  • 4º Passo: Selecione o Arquivo agendaDataVenia.ics (normalmente localizado na pasta C:\SNAP\DataVenia), sua agenda de destino* e clique em Importar;
  • 5º Passo: Após a confirmação de sua importação, veja seus compromissos clicando no botão Voltar para a agenda.

OBS:. A Agenda de destino oferece opções de agendas de destinos caso você tenha mais de uma agenda cadastrada no Google Agenda.

Cadastrando Clientes

O cadastro de cliente tem como finalidade armazenar os dados pessoais dos clientes como endereço, telefone, etc., com possibilidade de vincular ao(s) processo(s) cadastrado(s) e gerar um relatório de despesas por cliente e por processo.

 

Para acessar o Cadastro de Clientes:
  • 1. Basta escolher o botão correspondente na barra de ferramentas ou selecionar o item ARQUIVO - CLIENTES. Aparecerá então a tela abaixo para a manipulação sobre os dados dos Clientes.

 

  • Inclusão de novo cliente:
    1. Pressionar o botão Incluir;
    2. Digitar nos campos correspondentes os dados do novo cliente. Apenas no campo CPF é necessário, caso se deseje informar os separadores. Nos demais campos eles são adicionados automaticamente;
    3. Pressionar o botão Confirma para confirmar a inclusão ou o botão Cancela para desistir da inclusão.
  • Localização de um cliente (quatro formas distintas):
    1. Pressionar o botão Procura e informar o nome desejado. Caso o cliente localizado não seja o desejado pressionar a tecla F3 para localizar o próximo cliente que atenda ao critério informado, ou 
    2. Pressionar o botão Próximo até selecionar o cliente desejado, ou
    3. Pressionar o botão Anterior até voltar ao cliente desejado.
    4. Utilizar a barra de rolagem.
    Obs.: O cadastro de clientes é sempre apresentado em ordem alfabética.
  • Excluir um cliente:
    1. Selecionar o cliente a ser removido;
    2. Pressionar o botão Remove;
    3. Clicar no botão Ok.
  • Imprimir o cadastro de clientes:
    1. Pressionar o botão Imprime;
    2. A configuração dos itens escolhidos será incluída no cadastro. Este processo é feito através da tela de opções do DataVenia.
  • Acessar os dados financeiros de um cliente (Conta corrente):
    1. Selecionar o cliente desejado;
    2. Clicar no botão Conta Corrente

  • Associação de Processos:
    1. Selecionar o cliente desejado;
    2. Pressionar o botão Processos .
    3. Escolher o processo na árvore de processos (lado direito)
    4. Clicar no botão Associa Processo

Associando Processos a um Cliente

Esta opção permite que processos sejam associados a um cliente específico de forma a manter uma relação de processos por cliente. Desta forma, é possível saber quantos processos estão cadastrados para um determinado cliente, gerar relatórios  apenas com estes processos e associar lançamentos financeiros a um processo específico, de forma a permitir um controle total por cliente e processo.

Para selecionar a tela de associação de processos basta escolher o item Processos por cliente do menu Arquivo. Desta forma a tela abaixo aparece permitindo que o cliente desejado seja selecionado. Quando o acesso é realizado através do cadastro de clientes, a escolha não é possível, aparecendo somente o cliente que estava selecionado no cadastro.

 

A tela de associação possui duas árvores de processo, a de processos associados ao cliente selecionado (lado esquerdo) e a de não associados (lado direito).

Para associar ou desassociar processos do cliente, basta selecionar o processo na árvore própria e pressionar o botão correspondente. O botão inclui o processo selecionado na lista do cliente e o retira o processo selecionado da lista de processos do cliente. No fundo da tela aparece a quantidade de processos atualmente associados ao cliente.

Ao lado do nome do cliente existe a tecla Detalhes.

 

Controle de Conta Corrente do Cliente

O controle de conta corrente permite ao advogado manter um controle financeiro individualizado por cliente, de forma, a saber, o total de débitos do cliente, quanto já foi pago e quais são os lançamentos de cada valor. Permite também a que os lançamentos sejam vinculados a um processo associado ao cliente e a impressão de um extrato de conta corrente com os lançamentos efetuados no período desejado, vinculados a um processo ou não.

Para acessar a tela de Conta Corrente (abaixo) basta selecionar o cliente desejado no cadastro e pressionar o botão Conta Corrente:

  • Inclusão de novo lançamento:
    1. Pressionar o botão Inclui;
    2. Digitar nos campos correspondentes os dados do novo lançamento. O lançamento deve ser de crédito ou débito, nunca os dois ao mesmo tempo;
    3. Pressionar o botão Confirma para confirmar a inclusão ou o botão Cancela para desistir da inclusão
  • Localização de um lançamento:
    1. Pressionar o botão Próximo até selecionar o lançamento desejado, ou
    2. Pressionar o botão Anterior até voltar ao lançamento desejado, ou
    3. Utilizar a barra de rolagem.
    Obs.: Os lançamentos financeiros são sempre apresentados em ordem cronológica.
  • Remoção de um lançamento:
    1. Selecionar o lançamento a ser removido;
    2. Pressionar o botão Remove;
    3. Na tela de confirmação pressionar Ok para retirar o lançamento ou Cancelar para abortar a operação.
  • Imprimir o extrato de conta corrente do cliente:

1. Pressionar o botão Relatório;
2. Na tela abaixo informar o período desejado e o processo ao qual os lançamentos estão associados (para imprimir todos os lançamentos, independentemente de processo, não selecionar processo algum);

3. Pressionar o botão Imprime ou Visualiza. Ao pressionar o botão Imprime o relatório é gerado e enviado diretamente para a impressora. Para exibir o relatório primeiramente na tela pressione Visualiza. Na tela de visualização você pode aumentar ou diminuir o tamanho da visualização, mudar de página, “rolar” as páginas com as teclas Page Up e Page Down e mandar imprimir o relatório pressionando o botão Imprimir. Neste momento você pode selecionar as páginas que deseja imprimir ou imprimir todas. Também é possível salvar o relatório como arquivos de diversos formatos a partir da tela de visualização.

  • Associar um processo ao lançamento da conta corrente do cliente:
    1. Selecionar o lançamento desejado;
    2. Pressionar o botão Processo;
    3. Na tela abaixo selecionar o processo ao qual o lançamento deve ser associado e pressionar o
    botão Associa.

    OBS.: Para associar um processo ao lançamento da conta corrente o Cliente deve estar
    associado ao Processo. Veja como Associar um Cliente a um Processo.

  • Desassociar um processo ao lançamento da conta corrente do cliente:
    1. Selecionar o lançamento desejado;
    2. Pressionar o botão Processo;
    3. Na tela de associação (acima) aparece qual o processo que está associado ao lançamento. Conferir e pressionar o botão Desassocia.

Atualização de Processos

Na Atualização de processos, você informa quais as pastas e tribunais/órgãos dos processos que deseja Atualizar (desde que os mesmos não estejam com a atualização suspensa).

 

Para Atualizar Processos:

1. Clique no botão Atualizar Processos;

2. Do lado esquerdo, clique nas pastas que deseja atualizar;

3. Do lado direito, clique nos órgãos dos processos que deseja atualizar;

4. Clique no botão Atualiza e aguarde o resultado da atualização;

5. Clique no botão Retorna;

 

Quando for começar a atualização o programa irá primeiramente verificar se existe alguma alteração a ser realizada, a inclusão ou atualização de algum tribunal ou órgão, por exemplo, e, em caso afirmativo, a fará automaticamente. Após este passo ele irá apresentar a janela abaixo com o andamento da atualização.

Nesta janela são apresentadas quatro atualizações com um histórico dos processos que cada uma atualizaou e que está atualizando atualmente. Na parte inferior da janela é informado o número total de processos a atualizar, quantos já foram atualizados e quantos apresentaram algum tipo de problema na atualização ou foram cancelados pelo usuário. As informações dos processos com problemas são gravadas num Registro de Ocorrências para uma eventual atualização posterior.

Você pode cancelar a atualização a um processo ou ao tribunal inteiro bastando para isto pressionar o botão Próximo correspondente.

O andamento da atualização a cada processo é apresentado na barra de progresso existente na situação.

Para cancelar todas as atualizações você deve pressionar o botão Cancela no fundo da janela.

Uma vez que a atualização aos processos esteja encerrada esta janela é encerrada automaticamente. No registro de ocorrências podem ser verificados os processos que, por um motivo qualquer, não puderam ser atualizados.

Obs.: Para selecionar todas as pastas e/ou tribunais/órgãos basta clicar no botão Marca Todos. Você pode escolher se deseja atualizar todos os processos, ou apenas aqueles que não foram atualizados nos últimos N dias. Se interromper a atualização, basta repetir o comando que a atualização continuará dos processos que ainda não foram atualizados.

Para programar o DataVenia para iniciar a atualização mais tarde, deve-se pressionar o botão Agendar (Veja mais sobre Programando uma atualização).

Atualizando os Tribunais

É importante que seja realizada periodicamente a atualização dos processos nos tribunais ou órgãos de forma a manter seus dados atualizados no computador

Com o DataVenia são realizadas atualiações em até quatro processos ao mesmo tempo, agilizando o funcionamento. Estas quatro atualizações simultâneas são divididas entre os tribunais solicitados para a atualização, de forma a não ficar retido em algum tribunal/órgão que, porventura, esteja demorando a responder.

Existem duas formas de consulta no DataVenia:

  • Atualização de Processos;
  • Atualização Expressa;

Atualização Expressa

Você pode atualizar um ou mais processos específicos através da atualização expressa. Para isto, na janela principal do sistema, você deve:

  • 1. Selecionar o processo desejado;
  • 2. Marca-lo como selecionado. Isto é feito escolhendo-se a opção Selecionar Processo no menu Editar ou pressionado-se o botão direito do mouse e marcando-se a opção Selecionar ou utilizando as teclas Ctrl + M. Os processos selecionados para atualização expressa são marcados com um (*) e mudam de imagem;
  • 3. Repetir os passos anteriores para todos os processos desejados;
  • 4. Pressionar o botão de Atualização Expressa na barra de ferramentas ou escolher a opção Cons.Expressa no menu Arquivo ou utilizar as teclas Ctrl + E.

A partir deste momento o procedimento torna-se idêntico ao da atualização de processos, sendo apresentada à janela de conexão e posteriormente a de andamento da atualização.

Suspendendo/Ativando a Atualização a um Processo

Quando um processo é suspenso ele não é consultado no tribunal/órgão quando da realização da Atualização de Processos.

Para suspender ou reativar um processo você deve selecioná-lo na árvore de processos e no submenu que aparece quando se pressiona o botão direito do mouse escolher a opção Suspender Atualização/Reativar Atualização. Esta modificação pode ser feita também quando você altera os dados do processo.

Visualizando Ocorrências da Última Atualização

É possível que um ou mais processos não tenham sua atualização concluída com sucesso (devido a problemas no tribunal ou órgão, código errado etc.). Para cada um destes é criada uma entrada em uma lista de ocorrências com uma mensagem explicativa do motivo pelo qual ele não foi atualizado.

Esta lista de ocorrências pode ser visualizada ou não na janela principal do sistema, bastando para isto marcar o quadro apropriado na aba geral das configurações do sistema, escolher a opção Ocorrências no menu Exibir ou pressionar a tecla de atalho F11.

Conforme você seleciona um processo nesta lista ele é apresentado na árvore de processos.

Programando uma Atualização

O DataVenia permite que o usuário programe a atualização aos tribunais para a hora desejada. Isto fornece uma grande flexibilidade, permitindo que se inicie, por exemplo, uma atualização à noite sem a necessidade de alguém iniciar o processo, possibilitando um resultado melhor na atualização já que normalmente os tribunais estão com menos acessos e, portanto, mais rápidos a esta hora.

Até iniciar a atualização na data e hora informada, o DataVenia não pode ser utilizado, a menos que a atualização seja cancelada.

Obs.: Para que o agendamento da atualização funcione corretamente, o computador no qual o DataVenia está instalado deve poder se conectar automaticamente a Internet ou já estar conectado a ela. Além disto, é necessário que a senha do usuário do DataVenia já tenha sido informada.

Gerando Relatórios

O acesso pode ser feito pelo menu Relatórios, selecionando a opção Processos, ou pelo icone na Barra de Ferramentas ou mesmo pressionando as teclas de atalho Ctrl + I.

Nesta janela você deve selecionar as pastas em que se encontram os processos que deseja imprimir, os tribunais/órgãos desejados e um critério para a seleção dos processos.

Estes critérios podem ser:

  •  Todos os processos: Todos os processos das pastas/tribunais selecionados serão impressos;
  •  Parte envolvida: Os processos que tiverem qualquer uma das partes envolvidas contendo o texto informado serão impressos;
  •  Advogado: Os processos cujo nome do advogado de qualquer uma das partes contenha o texto informado serão impressos;
  •  Anotação: Os processos que possuírem o texto informado em sua anotação serão impressos;
  •  Relator: Os processos com relator que possua o texto informado serão impressos;
  •  Revisor: Os processos com revisor que possua o texto informado serão impressos;
  •  Data da última atualização: Os processos que tenham sido atualizados na data informada, ou após, serão impressos;
  •  Data do último andamento: Os processos que tenham andamentos na data informada, ou após, serão impressos;
  •  Data da próxima audiência: Os processos que tenham audiência marcada a partir da data informada, serão impressos;

OBS.: A data de audiência só é cadastrada no local apropriado para tal no sistema quando o tribunal ou órgão fornecê-la especificamente ou você informá-la manualmente através da função de Alteração dos dados do processo.

  •  Texto nos andamentos: Os processos que possuam o texto informado em qualquer um de seus andamentos serão selecionados;
  •  Cliente (todos os processos): Todos os processos associados aos clientes que possuam no nome o texto informado serão selecionados;
  •  Cliente (cobrança já iniciada): Os processos associados aos clientes que possuam no nome o texto informado e cuja data de início de cobrança seja anterior a hoje serão selecionados;
  •  Cliente (cobrança ainda não iniciada): Os processos associados aos clientes que possuam no nome o texto informado e cuja data de início de cobrança seja posterior a hoje serão selecionados;
  •  Número do Processo: Os processos que possuam o texto informado no código do processo serão selecionados;
  •  Modificação não vista: Os processos que sofreram alteração na tramitação;
  •  Processos com problemas: Os processos que não conseguiram ser consultados, como por exemplo: números de processos que não foram encontrados;
  •  Marca de seleção(*): Os processos marcados para se fazer uma Consulta Expressa;
  •  Sem movimentação: Os processos que não sofreram movimentação desde uma determinada data;

No DataVenia é possível selecionar quais as informações dos processos serão utilizadas para a confecção do relatório, além de quantos andamentos por processo, pressionando-se o botão Opções.

Ao pressionar o botão Imprime o relatório é gerado e enviado diretamente para a impressora. Para exibir o relatório primeiramente na tela pressione Visualiza. Na tela de visualização você pode aumentar ou diminuir o tamanho da visualização, mudar de página, “rolar” as páginas com as teclas Page Up e Page Down e mandar imprimir o relatório pressionando o botão Imprimir. Neste momento você pode selecionar as páginas que deseja imprimir ou imprimir todas. Também é possível salvar o relatório como arquivos de diversos formatos a partir da tela de visualização.

Salvando Relatórios

É possível direcionar os relatórios para arquivo ao invés da impressora. Isto permite ao usuário uma maior flexibilidade na montagem de seus próprios relatórios.

 

Para salvar o relatório em disco são necessários os seguintes passos:
  • 1. Selecionar no menu Relatórios o item Processos;
  • 2. Marcar as pastas e os tribunais e pressionar o botão Visualiza;
  • 3. Na tela de visualização (apresentada abaixo) pressionar o botão Salva;
  • 4. Aparecerá a janela que deverá ser informada a pasta em que o arquivo será salvo, seu nome, e o tipo de arquivo que deverá ser utilizado;

Estes tipos podem ser:

    •  Arquivo PDF(.pdf): O formato PDF pode ser aberto com o e Adobe Reader por exemplo;
    •  Arquivo RTF(.rtf): O formato RTF pode ser aberto com o Microsoft Word por exemplo;
    •  Arquivo QuickReport(.qrp):O arquivo fica salvo com formato utilizado pelo quickreport e só poderá ser corretamente apresentado em visualizadores deste tipo de arquivo;
    •  Arquivo Excel(.xls): O arquivo é gerado diretamente no formato do Excel;
    •  Documento HTML(.htm): O arquivo é gerado como uma página html (página da Internet). Este tipo de arquivo pode ser visualizado diretamente através de um programa de navegação da Internet;
    •  Arquivo separado por vírgulas (.csv): O arquivo é gerado com vírgulas separando cada informação. Este tipo de arquivo pode ser utilizado para alimentar outros bancos de dados e pode ser aberto por exemplo com o Excel;
    •  Arquivo Texto(.txt): O arquivo é gerado no formato texto padrão, podendo ser aberto por qualquer editor de textos (inclusive o Word);

 

  • 5. Pressionar o botão Salva;

Personalizando o Relatório

Você pode personalizar de várias formas os seus relatórios de processos e de clientes, informando quais campos deseja incluir no relatório, montar seu cabeçalho, o rodapé, o tipo de fonte a ser utilizada etc.

Esta configuração é realizada através das abas Relatório de processos, Relatório de clientes e Papel das opções de configuração do sistema e, uma vez escolhidas, valem para todos os relatórios daí em diante, até que sejam novamente alteradas.

O acesso a estas abas pode ser feito também diretamente da janela de relatório, pressionando-se o botão Opções.

3.1 Relatório de Processos

 

  • Cabeçalho:
    1. Informe o texto que você deseja que apareça no cabeçalho;
    2. Marque a caixa centralizado caso deseje que o texto fique no centro da página, caso contrário ele será alinhado à esquerda;
    3. Marque as caixas correspondentes aos outros campos que deseja no cabeçalho (Data e hora atual, número de página);
    4. Informe se estes campos devem estar no lado direito ou esquerdo da folha;
    5. Caso deseje colocar uma imagem (um logotipo, por exemplo) basta pressionar o botão logotipo e selecionar o arquivo que possui a imagem desejada. O Datavenia pode fazer com que esta imagem assuma um tamanho pré-determinado ou pode deixar a imagem com seu tamanho original, basta selecionar a opção desejada no Tamanho do logotipo

  • Campos:
    1. Marque as caixas correspondentes aos dados dos processos que você deseja incluir no seu relatório;
    2. Selecione quantos andamentos você deseja apresentar por processo. Selecionando todos, você apresentará todos os andamentos de cada processo, independente de sua quantidade. Caso o número de andamentos desejados não esteja na lista basta digitá-lo;
    3. Marque as caixas correspondentes aos dados dos andamentos que você deseja imprimir.

  • Ordenação - Informa em que ordem os processos serão incluídos no relatório:
    1. Atual do Sistema: Utiliza a mesma ordem atual a árvore de processos;
    2. Pasta/Tribunal: Ordena dentro de cada pasta os tribunais/órgãos e seus processos;
    3. Tribunal/Pasta: Ordena dentro de cada tribunal/órgão as pastas e os processos que elas contém;
    4. Nome da primeira parte: Ordena os processos pelo nome da primeira parte envolvida no processo;
    5. Nome da segunda parte: Ordena os processos pelo nome da segunda parte envolvida no processo.

  • Separador de processos: Informa se os processos serão separados ou não por uma linha que pode ser contínua ou pontilhada.

  • Quebra de página - Informa em que situação será mudado de página antes de imprimir um novo processo:
    - Por Pasta: Indica que será mudado de página sempre que mudar de pasta;
    - Por Tribunal: Indica que será mudado de página sempre que mudar de tribunal/órgão;
    - Ambos: Indica que será mudado de página sempre que mudar de pasta ou tribunal/órgão;
    - Por Processo: Indica que será impresso um processo por página;
    - Sem quebra: Indica que a mudança de página só será feita quando o espaço da anterior acabar.

  • Rodapé:
    - Informe o texto que você deseja que apareça no rodapé de cada página;
    - Marque a caixa centralizado caso deseje que o texto fique no centro da página, caso contrário ele será alinhado à esquerda;
    - Marque as caixas correspondentes aos outros campos que deseja no rodapé (Data e hora atual, número de página);
    - Informe se estes campos devem estar no lado direito ou esquerdo da folha.

3.2 Relatório de Clientes

  • Cabeçalho:
    - Informe o texto que você deseja que apareça no cabeçalho;
    - Marque a caixa centralizado caso deseje que o texto fique no centro da página, caso contrário ele será alinhado à esquerda;
    - Marque as caixas correspondentes aos outros campos que deseja no cabeçalho (Data e hora atual, número de página);
    - Informe se estes campos devem estar no lado direito ou esquerdo da folha.

  • Campos:
    - Marque as caixas correspondentes aos dados que você deseja incluir no seu relatório de clientes.

  • Rodapé:
    - Informe o texto que você deseja que apareça no rodapé de cada página;
    - Marque a caixa centralizado caso deseje que o texto fique no centro da página, caso contrário ele será alinhado à esquerda;
    - Marque as caixas correspondentes aos outros campos que deseja no rodapé (Data e hora atual, número de página);
    - Informe se estes campos devem estar no lado direito ou esquerdo da folha.

3.3 Papel

  • Formato: Selecione o tipo de papel a ser utilizado na lista selecionada. Utilize personalizado para informar nos campos comprimento e largura valores diferentes dos papeis tradicionais (A4, Carta e Ofício);
  • Comprimento: Informe, em milímetros, a altura do papel a ser utilizado;
  • Largura: Informe, em milímetros, a largura do papel a ser utilizado;
  • Orientação: Informe se a impressão será retrato (folha em pé) ou paisagem (folha deitada)
  • Origem: Informe de qual bandeja da impressora o papel deve ser utilizado
  • Fonte: Pressione este botão para modificar a letra, seus atributos (negrito, itálico etc.) e seu tamanho.
  • Margens: Informe, em milímetros, as margens que devem ser mantidas a partir da borda do papel.

Cópia de Segurança dos Dados

Como forma de prevenção de perda de dados em razão de formatação, queda ou pico de energia elétrica, ou por ação de vírus, etc., o DataVenia além de gerar uma cópia de segurança automática (backup), que salva as informações quando o usuário fecha o programa, existe a possibilidade de gerar cópia de segurança de forma manual.

Como gerar cópia de segurança:

1. Clique no botão Cópia de Segurança na barra de ferramentas ou ARQUIVO – CÓPIA DE SEGURANÇA;

2. Clique no botão Procurar e escolha a pasta onde salvará o arquivo;

3. Digite um nome para o arquivo e clique no botão Salvar;

4. Clique no botão Efetuar Salva;

O backup pode ser feito para o disco rígido do computador, para mídias graváveis (como CD-R e DVD-R), pen drive, hd externo, para outros discos rígidos ou até mesmo para serviços de armazenamento virtuais, na Internet.

Dica: Faça cópias frequentes dos seus dados.

Restauração de Cópia de Segurança

Processo que permite recuperar para um estado anterior ao estado atual e é necessário caso haja uma perda de dados.

 

Como Restaurar cópia:

1. Clique no botão Recuperar Cópia na barra de ferramentas ou ARQUIVO – RESTAURAR CÓPIA;

2. Clique no botão Procurar e escolha a pasta onde o arquivo foi guardado previamente;

3. Clique no botão Restaurar;

4. Clique no botão Sim e digite a palavra “SIM”;

Reorganizar o banco de dados

O uso do comando Reorganização do banco de dados tem como finalidade verificar e corrigir em caso de existirem erros na inclusão de informações no sistema.

Isto pode acontecer caso ocorra queda de energia elétrica durante a consulta ou por ação de algum programa que modifique os dados dos processos, como antivírus/antispywares (Avast, Norton Internet Security, Avira e McFee Viruscan são exemplos).

 Para reorganizar o banco de dados:

1.ARQUIVO – REORGANIZAÇÃO DO BANCO DE DADOS;

Como Assinar

Assinar o DataVenia é muito simples!

  • 1º Passo: Entre em contato com a SNAP Informática em um de nossos canais de comunicação. Visite o Website e entre em Contato com a SNAP Informática.
  • 2º Passo: Obter um código de usuário através do cadastramento (caso ainda não o possua).
  • 3º Passo: Escolher a frequência e o tipo da assinatura: Monousuário* ou de Rede (Ver custo)

* Cada licença do DataVenia dá ao usuário o direito de utilizá-lo em um único computador, na versão Monousuário.

Suporte e Contato

Contate a SNAP Informática e tire suas dúvidas.

  • E-mail do Suporte: suporte@snap.com.br
  • Telefones:
    (21) 3232-4650
    (11) 4063-6613
    (31) 4062-7057
    (61) 4063-7295
    (71) 4062-9398
  • Fax.: (21) 3232-4652
  • Skype: suporte.snap

Conheça nossas outras soluções em atualização automatizada de andamentos processuais, acesse a aba Produtos.

Assinatura do Software Jurídico

Apresentamos abaixo um detalhamento das condições de assinatura do programa DataVenia, para as duas modalidades disponíveis:

Tipo de Assinatura Monousuário Rede
Licença R$ 450,00 Servidor R$ 550,00 | Estação de trabalho R$ 200,00/Cada
Quantidade 01 Estação de trabalho Ilimitado
Assinatura Mensal R$ 116,00 R$ 312,00
Assinatura Trimestral R$ 328,00 R$ 887,00
Assinatura Semestral R$ 632,00 R$ 1.713,00
Assinatura Anual R$ 1.237,00 *Melhor preço R$ 3.359,00 *Melhor preço

* Melhor preço

Clientes

Albergaria Advogados Associados
Anbima
Banco BRJ
Banco da Amazônia
Bemge
Bichara Advogados
Botelho, Spagnol Advogados
Bradesco Seguros
Câmara Municipal do Rio de Janeiro
Capetinga
Cetip
Clube de Engenharia
Dannemann Siemsen
Décio Freire e Associados
Delta
Diferenciall
Digidata-Rio
DIRAP
Direta
Exyon
Flash
Fundação Cesgranrio
Fundação Universitária José Bonifácio
IBF
Iplan Rio
José Oswaldo Correia
LDSoft
Líder Aviação
Liderança
Mercedez-Benz
MI Montreal Informática
Pedro Leopoldo
Pinheiro Neto Advogados
Prefeitura de Cordeiro
Prefeitura de Guaxupé
Prefeitura de Muriaé
Raiar
Rennó e Machado
RI Sistemas
RMP
Santa Rita do Sapucaí
SEBRAE
SEFAZ-RJ
Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro
SinproRio
Sintraconst-Rio
Siqueira e Castro Advogados