Como abrir um escritório de advocacia -

Como abrir um escritório de advocacia

marketing jurídico
Marketing jurídico: Como fazer?
2 de fevereiro de 2017
cartao-de-credito-recorte-eletronico-snap-informatica
Novidade no Recorte Eletrônico: Nova modalidade de pagamento
9 de maio de 2017
marketing jurídico
Marketing jurídico: Como fazer?
2 de fevereiro de 2017
cartao-de-credito-recorte-eletronico-snap-informatica
Novidade no Recorte Eletrônico: Nova modalidade de pagamento
9 de maio de 2017

Veja aqui o que deve ser feito e quais documentos são exigidos para abrir você mesmo o seu escritório de advocacia

Muito se fala em abrir um escritório de advocacia, mas e os documentos?  Você sabe quais são necessários?  Já passou na prova da OAB para poder abrir seu escritório? Então confira aqui então o que deve ser providenciado para que seu escritório funcione de acordo com a legalidade.  No total, você terá que se comunicar com nove órgãos:

Caixa Econômica Federal – Aqui basta fazer o cadastro no sistema Conectividade Social.

Corpo de Bombeiros – A autorização de funcionamento é uma das autorizações necessárias e é concedida aqui.  Consulte o Corpo de Bombeiros do seu Estado e veja se o lugar é seguro para abrir um escritório.

INPI – No INPI você irá conferir se o nome que você colocará no seu escritório já existe no mercado ou se até mesmo existe algum parecido.

Junta Comercial – Novamente consultando ao órgão do seu Estado, você, dessa vez, irá se registrar como empresário individual além de fazer o enquadramento como empresa.

Ordem dos Advogados do Brasil – Com a OAB você fará o registro de contrato social.  Lembrando que para tudo dar certo, é necessário ter passado na prova do Órgão antes do pedido desses documentos.

Prefeitura Municipal – Assim como qualquer outro estabelecimento, será necessário conseguir com a Prefeitura do seu município o alvará de funcionamento.

Previdência Social – O cadastro da empresa e dos responsáveis legais também precisará ser feito na Previdência social.

Secretaria da Receita Federal – Aqui será feito o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), necessário também a qualquer estabelecimento comercial.

Secretaria Estadual da Fazenda – Aqui o governo também deve ter conhecimento de que sua empresa existe, por tanto, é necessário registrá-la.

Bônus

Se você está com dificuldades para se planejar, diversos meios podem lhe ajudar, um deles é o SEBRAE.  Nesse link, eles disponibilizam um guia que fala diversos pontos interessantes para serem avaliados na hora de escolher o local do seu escritório, desde as exigências legais descritas aqui, até a importância da localização.

Ainda tem dúvidas sobre as responsabilidades de um escritório ou em como ele deve ser gerido? Acompanhe nosso blog e veja novidades que podem lhe ajudar a gerir seu próprio negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *